A Praticagem é uma atividade baseada no conhecimento dos acidentes e pontos característicos da área onde é desenvolvida. É realizada em trechos da costa, em baías, portos, estuários de rios, lagos, terminais e canais onde há tráfego de navios. A principal razão da existência deste serviço é proporcionar maior eficiência e segurança à navegação e garantir a proteção da sociedade e preservação do meio ambiente.
Os Práticos são os profissionais que executam este trabalho. Possuem grande experiência e conhecimentos técnicos de navegação e manobra de navios, bem como das particularidades locais.
Esta atividade é desenvolvida a bordo dos navios para onde os Práticos são conduzidos por meio de lanchas que têm padrões especiais para o transbordo seguro desses profissionais.
O CONAPRA (Conselho Nacional de Praticagem) é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que congrega os Práticos brasileiros, tendo por finalidade representá-los junto a todas as Autoridades Governamentais e entidades representativas de setores do meio marítimo nas questões ligadas às praticagens.
Através de Delegação de Competência da Diretoria de Postos e Costas – DPC (Portaria 0072 de 03/12/1998) o CONAPRA foi incumbido de realizar as inspeções e laudos periciais necessários à homologação de lanchas de Prático, promover homologação da habilitação operacional de suas tripulações e a homologação das Atalaias.
A entidade é reconhecida pela Autoridade Marítima (Portaria 0031 de 24/04/2000) como Órgão de Representação Nacional de Praticagem, com tarefas específicas previstas na NORMAM-12 (Norma da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem) e em Portarias da DPC.
No campo internacional o CONAPRA é associado da IMPA, International Maritime Pilots’ Association, exercendo uma das Vice-Presidências desta associação internacional.