Estrutura e Treinamento

Estrutura

Centro de Coordenação,Comunicações e Operações de Tráfego da Bahia Pilots.
Centro de Operações da ZP-12.

A Bahia Pilots foi fundada em 23 de setembro de 2005 e na época contava com 09 Práticos, ocupando pequena sala na Bahia Marina. Desde então, o numero de Práticos tem aumentado em função dos diversos Processos Seletivos organizados pela Marinha do Brasil e hoje suas instalações físicas oferecem um amplo ambiente de trabalho dispondo de um moderno Centro de Operações integrado a um Gabinete de Crise, auditório para até 30 pessoas e acomodações para o descanso dos Práticos, dentre outras facilidades.

Modelos de escala permitem que o manipulador do navio cometa erros.
Modelos de escala permitem que o manipulador do navio cometa erros.

O Centro de Operações da ZP-12 opera ininterruptamente nos 365 dias do ano com a presença constante de operadores bilíngue, apoiados por software desenvolvido especificamente para auxiliar na coordenação do Serviço de Praticagem no Estado da Bahia contando com equipamentos de comunicações, estações meteorológicas, câmeras de vídeo, AIS tanto em Salvador como em Ilhéus.

O Gabinete de Crise, integrado ao Centro de Operações, juntamente com o auditório, oferecem excelentes condições para a coordenação das operações de emergência, a cargo da Capitania dos Portos do Estado da Bahia, em caso da ocorrência de acidentes ou incidentes de grandes proporções quando ativado o Plano de Auxílio Mútuo Marítimo.

Além do excelente espaço administrativo e operacional de sua sede, a Bahia Pilots possui local apropriado para o armazenamento de material sobressalente de suas lanchas, além de contar com o fundamental apoio da Bahia Marina para a realização das variadas manutenções de suas embarcações. Contando com Lanchas de Prático (para atender ao transporte até os navios em movimento) e de Apoio (para atender ao transporte até os portos e navios fundeados) os Práticos garantem a pontualidade e flexibilidade do Serviço de Praticagem.

 

Treinamento

A manutenção e aperfeiçoamento da expertise do Serviço de Praticagem é uma preocupação constante da Bahia Pilots. Além de cumprir os condicionantes estabelecidos nas Normas em vigor, tanto em relação ao número mínimo de manobras como a participação nos cursos de Atualização para Práticos (ATPR) promovidos pelo CONAPRA, a  Bahia Pilots  disponibiliza aos seus Práticos a realização de treinamento em simuladores e em Centros especializados em modelos tripulados. As simulações são realizadas, normalmente, no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP) e os treinamentos em modelo tripulado em diversos Centros ao redor do mundo como Port Revel (França),  MITAGS (EUA), PMI (EUA), ILAWA (Polônia), WARSASH (Inglaterra) e recentemente no Centro de Capacitación de Maniobras con Buques a Escala (CMBE) do Centro de Simulación, Investigación y Desarrollo Marítimo (SIDMAR) no Panamá.

 

 

Centro de Capacitación de Maniobras con Buques a Escala (CMBE)
Centro de Capacitación de Maniobras con Buques a Escala (CMBE)
Sala de crise.
Sala de crise.